Call entre a Absolute investimentos e a MZR Consultoria
Sobre a gestora:
A Absolute nasce em 2013 como uma gestora independente de recursos financeiros. Ao todo são 30 pessoas responsáveis pela companhia, das quais 20 fazem parte do time de gestão e análise. Em 2020, a asset chegou à marca de aproximadamente R$17bi sob gestão distribuídos nas 3 estratégias de alocação: Macro, arbitragem e ações.
O atual CIO da casa é Fabiano Rios. Ele é administrador pela FGV e tem passagens pela Merryl Lynch, Claritas e pela tesouraria do banco Santander. Ao todo, Fabiano possui 23 anos de experiência no mercado financeiro e um dos seis sócios fundadores da gestora.
Sobre o fundo Absolute Vertex:
O fundo é um multimercado dinâmico de média alta volatilidade. Os mercados de atuação podem variar entre juros, câmbio, bolsa e arbitragem. São atualmente 3 gestores e 3 especialistas que comandam o processo de decisão do fundo. Os 3 principais gestores são: Fabiano Rios, Renato Botto e Roberto Campos. Todos os 3 trabalham juntos na asset desde 2013 e o time como um todo há 4 anos em média. Os três gestores podem operar qualquer mercado, sendo que os especialistas possuem autonomia para operar dentro do seu book individual. Cada especialista detém de 15% do risco total do fundo e pode indicar posições para o book dos gestores se for aprovado por Fabiano e pelo gestor do book. Quem decide o tamanho das posições e os stops adotados é Fabiano Rios.
Os mercados de atuação são globais e incluem basicamente Ásia e G10. Em renda variável podem operar tanto single names como também índices, além de utilizarem o suporte do time de equities para abordagem bottom up quando se dá alocações em single names. Além disto, o book de arbitragem representa algo próximo a 6% do risco total do Vertex e este é uma réplica da estratégia adotada no Absolute alpha global apenas no segmento de eventos corporativos.
O fundo possui objetivo de retorno de CDI+10% e volatilidade histórica na casa dos 7%. O histórico acumulado ao longo dos últimos 36 meses é de 174% do CDI, com volatilidade de 5% e índice Sharpe de 0.72. Além disto, a estratégia macro como um todo, que leva em consideração o Absolute Hedge e o fundo de previdência possuem grande parte do PL total da gestora e apresenta AuM de aproximadamente R$14bi.
Time de análise - MZR