Call entre Bogari Capital e MZR Consultoria
Introdução:
A Bogari Capital é uma gestora de recursos independente fundada em 2007. Atualmente possui sob gestão algo próximo a R$5bi em sua única estratégia, o Bogari Value. A casa tem o foco na alocação de recursos em renda variável, especificamente em ações de empresas brasileiras, listadas no Brasil e no exterior. Flavio Sznajder é o sócio fundador da asset, ele é formado pela PUC-RJ, tem mestrado pela Coppead-UFRJ e está atualmente no comando do time. Atualmente, 12 pessoas estão ligadas a Bogari, sendo 9 diretamente associadas ao time de investimento e 6 sócios. Com relação ao passivo, os principais clientes são os institucionais e multi Family offices, representando quase 99% do total.
Sobre o fundo Bogari Value:
O fundo Bogari Value busca reunir através de uma análise fundamentalista bottom-up as melhores opções de investimento em ações brasileiras. O portfolio normalmente é composto através da seleção de no máximo 20 empresas core, com exposição de até 10% por papel e divididos em blocos de exposição. Os blocos variam em cima do tamanho das posições, entre 1 a 3, entre 4 a 7 e entre 7 a 10.
No bloco com as maiores posições, estarão empresas que consideram muito boas, que estão confortáveis com o modelo de negócio e com os executivos, além de acreditarem na tese no atual preço de mercado. Do lado oposto, as menores posições, buscarão empresas que gostam e que atualmente não são mais ilíquidas.
Com relação as principais posições da casa, foram citados alguns nomes, como por exemplo, Hapvida, Intermédica, Cosan (via CZZ), banco Inter e Natura. O fundo busca através da expertise de gestão carregar posições por um período mais longo de tempo, em média de 2 a 3 anos, embora já teve no portfólio ações que carregaram por mais de 10 anos, como Itaú. Além disto, o time trabalha em conjunto sem mudanças na gestão desde 2017.
Do ponto de vista de retornos, desde 2008, o Bogari Value institucional acumula retornos de 755% vs 68% do índice de referência, o Ibovespa. Ao longo deste período, o fundo apresentou volatilidade anualizada de 18% com índice sharpe de 0.81. Vale dizer, que a Bogari adota no veículo Value duas estratégias independentes, uma para investidores qualificados e outra para investidores gerais. A principal diferença é que no veículo qualificado existe a possibilidade de se ter maior flexibilidade no acesso de empresas listadas fora do país.
Time de análise - MZR