Call - IP Capital

Gestoras

Call entre a IP Capital Partners e a MZR Consultoria

Sobre a gestora:

A IP Capital Partners é uma das mais antigas gestoras independentes do Brasil. Fundada em 1988 como uma casa de análise de ações, hoje atua exclusivamente na gestão de recursos e investimentos em empresas de capital aberto. Ao todo 17 pessoas fazem parte da equipe, 7 sócios, 9 associados e 8 pessoas exclusivamente voltadas a gestão dos portfolios. Atualmente, a gestora possui R$3.5bi sob gestão entre 3 estratégias principais (IP Participações, IP Value hedge e IP Atlas). Cristiano Fonseca é o atual CEO e cofundador da gestora. Junto a ela está Pedro Rezende, formado pela PUC-RJ, ele está na IP desde 2002 e é sócio da companhia.

Do ponto de vista do passivo tem-se a seguinte distribuição: 30% Family offices, 25% fundações, 25% pessoas físicas, 9% plataformas.

Sobre o fundo IP Participações:

O fundo é um long only com posição majoritária em ações fora do Brasil. Através de uma análise fundamentalista bottom up o time busca ter uma carteira entre 15 a 20 nomes. Fora do país, o principal mercado é o norte americano, no entanto, pode-se também operar Europa.

O universo de cobertura varia entre aproximadamente 200 nomes, das quais 40 são brasileiras. A estratégia busca filtra ações com alto poder competitivo, excelente governança e empresas que dependam pouco do governo, até por isso, não investe em estatais. No mais, a estratégia visa um horizonte de investimento entre 3 a 5 anos.

Não há exposição máxima por papel, embora dificilmente ultrapassem 20% em um único nome. Além disto, não adotam exposição máxima por setor. Soma-se a ideia de ter parte do fundo sem hedge cambial.

O time trabalha há bastante tempo junto, sendo que a última saída importante na gestão foi em 2008, ano em que a asset começou a incorporar ações americanas e europeias no risco. De forma mais expressiva a posição offshore ganhou relevância em 2012, trabalho dos analistas que em sua totalidade estão domiciliados no Brasil.

Por fim, o veículo tem histórico desde 1994 e desde então apresenta performance de 19.926% vs. 2493% do Ibovespa e 6953% do S&P500. Ao longo dos últimos 2 anos, apresentou volatilidade anualizada próxima de 21% e índice Sharpe de 0.85.

Time de análise - MZR

Outras Publicações