Call - Neo Investimentos

Gestoras

Call entre a Neo Investimentos e a MZR Consultoria

Sobre a gestora:

A Neo Investimentos é uma gestora de recursos independente fundada em 2003 por executivos do JP Morgan. Ao todo o time faz gestão de quase R$5bi entre estratégias multimercado, ações, previdência e private equity. O time hoje conta com 49 profissionais, dos quais, 28 estão diretamente ligadas a gestão dos portfolios e 16 são sócios. O principal responsável pela estratégia macro da casa é Mario Schalch. Ele é um dos sócios fundadores da gestora e iniciou sua carreira em 1996, no banco ABN AMRO. Desde então, teve passagens pelo banco Patrimônio e pelo JP Morgan. Mario é formado em engenharia de produção pela USP.

O passivo da casa hoje encontra-se distribuído em: 44% fundo de fundos, 27% institucionais e 29% Family offices.

Sobre o fundo: Neo Multiestratégia

O fundo tem histórico desde 2003 e é o flagship da casa. O veículo tem como objetivo entregar retorno de CDI+5%com volatilidade esperada entre 5 e 6%. A mesma estratégia também pode ser encontrada em um fundo mais agressivo, o Neo Provectus. Esta opção é a alavancada do Neo Multi e possui 1.5x o risco do veículo original, com target de retorno em CDI+8% e volatilidade esperada entre 7 e 9%.

Embora seja um fundo multimercado macro que pode fazer alocações direcionais, a estratégia projeta pelo menos três quartos do retorno oriundos que posições em valor relativo. Neste sentido, o portfolio possui basicamente 3 mercados de atuação, sendo eles: long&short tradicional (réplica do Argo L&S), onde se tem uma exposição net baixa, por volta de 5%, com tendência a ser neutro. Em juros, os movimentos são feitos sobre inclinação da curva e os movimentos relativos entre os vértices. Por fim, em internacional operam juros e moedas, com foco maior em G10, Latam e África do sul.

Os principais books são comandados por Mario Schalch e Augusto Lange. Mario é responsável por toda a estratégia de juros e internacional, enquanto Augusto tem a palavra final na composição da carteira long&short. Ao todo, o time conta com mais de 10 pessoas e em média trabalham juntos há mais de 5 anos.

Em termos de retorno esperado, apostas em juros possuem 65% do todo, long&short 25% e 10% offshore. No mais, a estratégia é bastante dinâmica nas alocações, com horizonte de investimento entre 6 meses e 1 ano.

Por fim, o fundo apresenta histórico nos últimos 24 meses de 221% do CDI, com volatilidade anualizada de 6,88% e índice Sharpe de 0,66.

Time de Análise MZR

Outras Publicações