
O livro Sucessão ou Morte da Empresa Familiar?, de Nelson Cury Filho, explora com sensibilidade e profundidade os impactos emocionais e profissionais vivenciados pelos membros de famílias empresárias durante o processo de sucessão. Especialista em Family Business e consultor dedicado a famílias empresárias em todo o Brasil, o autor combina referências filosóficas com estudos de caso de abordagem psicanalítica.
A obra destaca a relevância das empresas familiares para a economia global e apresenta uma análise detalhada sobre as razões que levam muitas dessas famílias, ao longo das gerações, a não conseguirem perpetuar seus negócios ou preservar o legado patrimonial. A escrita do autor é fruto de um profundo trabalho de pesquisa e consultoria, incluindo sua dissertação de mestrado sobre Sucessão Familiar.
Ao longo da leitura, o leitor compreende o comportamento humano diante das conquistas geracionais, frequentemente marcado por traços narcisistas, e os impactos emocionais que recaem sobre sucessores e herdeiros — que vão desde frustrações até o rompimento total da estrutura familiar. A partir dessa análise, o autor propõe soluções baseadas em reconstrução psicológica e emocional, aplicáveis não apenas ao ambiente empresarial familiar, mas também à compreensão do “eu” e da própria identidade de cada indivíduo diante da sociedade. O livro conduz a uma jornada de reflexão, validação, autoconhecimento, transformação e autorresponsabilidade.
“All new markets are inefficient at first” ― Sebastian Mallaby, More Money Than God: Hedge Funds and the Making of a New Elite