BCE mantém juros e diz que ficarão nos níveis atuais até o fim do ano

Cartas Mensais

Conforme esperado, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter as taxas de juros da zona do euro e reafirmou que elas permanecerão nos níveis atuais ao menos até o fim de 2019, mantendo a indicação dada na reunião anterior, no início de março. O BCE manteve em terreno negativo (-0,40%) a taxa de depósito, em 0,00% a taxa refi e em 0,25% a taxa de empréstimo.

A instituição também apontou que irá reinvestir os ganhos derivados do afrouxamento monetário (Quantitative Easing) por período prolongado após a primeira elevação de juros.

Após o que analistas do KBC Bank qualificam como “decisão drástica” da reunião anterior, quando o BCE anunciou nova rodada de Operações de Refinanciamento de Prazo Mais Longo Direcionadas (TLTROs, na sigla em inglês) e adiou para o próximo ano o momento de elevar os juros, a expectativa é de que não haverá surpresas desta vez.

O KBC considera que Draghi deve se concentrar desta vez nas condições da próxima rodada de TLTROs em condições favorecidas, aos bancos da zona do euro.

Outras Publicações