Live realizada pelo BTG Pactual e Allfunds com Mark Mobius, fundador da Mobius Capital Partners, Brendan Ahern, diretor de investimentos da KraneShares, e Will Landers como moderador, sócio e head de equities na BTG Pactual Asset Management.
Introdução
O evento Global Managers Conference tem o intuito de juntar grandes nomes do mercado do mundo todo para dissertarem sobre temas atuais. A live “The Future of Emerging Markets” teve como tema principal as perspectivas para os mercados emergentes aos olhos de dois gigantes do mercado: Mark Mobius e Brendan Ahern.
A Mobius Capital é uma gestora de ativos de mercados emergentes fundada em 2018. A gestora possui dois fundos: The Mobius Emerging Market Fund, que busca investir em empresas de tamanho médio e que apresentam potencial em países emergentes; e The Mobius Investment Trust PLC, que se baseia em um processo bottom up, buscando cerca de 20 a 30 pequenas e médias empresas de países emergentes, com maior exposição setorial em consumo, tecnologia e inovação.
A KraneShares é uma asset que foca em estratégias de investimento na China e em alguns países emergentes, buscando capturar as melhores oportunidades chinesas no mercado.
Comentários
O início da live se baseou em uma comparação dos impactos da crise no mundo Ocidental em relação aos países asiáticos. Para Brendan, o comportamento dos asiáticos foi diferente em relação à crise e às políticas adotadas, uma vez que tais países já sofreram algumas pandemias anteriormente e, com isso, passaram a levar medidas de lockdown mais a sério. No mundo Ocidental, não existia um plano já programado e, por isso, esses países pecaram mais na adoção e respeito às medidas de prevenção.
Entrando no tema da live, os mercados emergentes, para Mark, algumas respostas dos governos não foram bem elaboradas. Tais mercados já conseguiram se recuperar e subiram cerca de 20% a 30%, mas o fundador da Mobius acredita que os governos deveriam ter permitido a volta da atividade e a volta dos trabalhadores aos seus empregos antes, seguindo as devidas medidas de prevenção. Antes da crise o desemprego em economias emergentes já era muito elevado e, assim, a adoção da quarentena teve impacto muito mais significativo no mercado de trabalho e na economia desses países.
Com relação às perspectivas futuras, os gestores acreditam que o ano de 2021 será bastante positivo. As grandes injeções de liquidez geram mais capital a ser investido, alavancando, principalmente, os mercados de equities e bonds. A atenção deve ser redobrada a esses mercados em países emergentes, pois o que foi visto nos últimos anos foi um maior crescimento dos mercados emergentes em relação aos mercados consolidados, como Brasil, China e Índia.
Outro tema recorrente durante a live foi a guerra comercial entre China e Estados Unidos. Tanto para Mark como para Brendan, os países emergentes tiveram alguns impactos positivos decorrentes de tal evento. Para a China, a guerra comercial impulsionou os investimentos em P&D, almejando um maior crescimento. Ainda, visando baratear os custos de produção, vários fabricantes chineses, confrontados com a guerra comercial e tarifas altas, migraram para mercados de baixo custo e com acesso mais fácil e barato aos mercados norte-americanos. Os mercados emergentes foram os mais beneficiados, como o Vietnã, que passou a ter um quarto de suas exportações advindo dos produtos da Samsung que transferiu sua produção para o país.
Para ambos os gestores, o foco atualmente deve ser em empresas de tecnologia ou negócios tradicionais, mas que estão adaptando seus serviços, e nesse ponto alguns mercados emergentes, como a China, tem obtido destaque considerável, principalmente em varejo online. Ainda, para a Mobiu Capital, o setor de saúde também pode apresentar grandes oportunidades, devido a situação atual do COVID-19.
Por fim, um dos últimos temas a serem discutidos foi sobre o filtro ESG, algo bastante comentando pelas gestoras brasileiras também. A KraneShare focou na escolha de empresas com melhor governança e realizou um ativismo amigável com empresas que estavam dispostas a trabalhar em conjunto para melhorar seu ESG.
Time de Análise MZR