Call: BRZ Portos

Gestoras

Call de update do fundo BRZP11

Introdução

A BRZ Investimentos é uma gestora de recursos independente focada em ativos alternativos com mais de 20 anos de história. Nos anos iniciais, operou junto à GP Investimentos, mas desde 2007 opera com identidade própria.

A casa conta com duas linhas de investimento, Private Equity, com 5 fundos, e Crédito, com 1 fundo, e possui mais de R$ 3 bilhões sob gestão. A equipe de Private Equity realiza análises minuciosas de todas as empresas que pensa em investir, estando atento à governança delas e ao setor em que estão inseridas. A equipe de crédito foca em três estratégias de investimento: High Grade, High Yield e Mista.

Sobre o Fundo: BRZP11

O fundo BRZ Infra Portos (BRZP11) é um fundo de participações em investimentos de infraestrutura, buscando aquisições em Valores Imobiliários do setor portuário. O fundo é um FIP-IE e possui como característica mais relevante a isenção de imposto de renda para pessoas físicas. Atualmente, detém participação indireta de 22,9% na Itapoá Terminais Portuários, o quinto maior terminal de containers no Brasil e conta com áreas e licenças obtidas para planos de expansão. O porto possui margens EBITDA superiores a 50% e ao longo do tempo, com ganhos de escala, pode chegar a ser superior a 60%.

A BRZ acompanha o Porto Itapoá e ajudou a desenvolver o terminal desde 2007. O porto é independente do setor público, usufruindo dos benefícios que um terminal de uso privativo oferece, principalmente em termos de direcionamento de investimentos para melhorar e expandir o próprio porto.

O Porto Itapoá faz a movimentação de containers, setor que vem sendo bastante favorecido pelo movimento de “conteinerização”, que aponta para uma tendência de que cargas que não são transportadas normalmente em containers passem a ser. Além disso, esse é um setor bastante resiliente em momentos de crise e em boom econômico apresenta grande potencial de crescimento.

Em termos de risco, o Porto Itapoá apresenta baixíssimo risco, principalmente em relação a alavancagem. A dívida atual da companhia é de aproximadamente R$ 300 milhões e no ano de 2019 o EBITDA foi de R$ 160 milhões, gerando um endividamento de 2x EBITDA, valor considerado baixo para o setor de infraestrutura.

Em 2020, com a pandemia e o fechamento de inúmeras economias, a movimentação de containers foi prejudicada, principalmente com o fechamento de portos chineses. Entretanto, o perfil das cargas movimentadas se alterou, e as reduções de movimentações de cargas chinesas e europeias foram compensadas por movimentações de outras regiões. Além disso, a receita do Porto Itapoá é composta, em ordem de relevância, pelas importações, exportações e cabotagem. A restrição de movimentação nas cidades brasileiras, a redução do consumo e a depreciação cambial prejudicaram as importações. No entanto, a maior parte da importação advém de uma linha de dólar, a qual teve seu valor elevado pela depreciação do real frente ao dólar. Esse aumento nos preços compensou a redução do número de containers. Com relação às exportações, a retomada de economias europeias e chinesa e o câmbio depreciado conseguiram manter ou até mesmo elevar o número de containers exportados. Por conta da redução da atividade econômica brasileira, receita de cabotagem apresentou queda, mas não foi tão impactante para a receita do porto, uma vez que tal parcela não é muito representativa.

Assim, os efeitos da pandemia não alteraram as projeções feitas para o ano de 2020. A BRZ acredita que as expectativas com relação aos resultados do porto em 2020 estão alinhadas com os números originais divulgados no prospecto. Espera-se que a companhia tenha um bom desempenho operacional e financeiro, com boa geração de caixa e sendo beneficiado pela redução do serviço da dívida atrelada ao CDI, dada a queda da taxa Selic.

Vale ressaltar que tal ativo é adequado para investidores que entendam e esperem por rentabilidades no longo prazo, uma vez que se espera que os dividendos passem a ser distribuídos apenas a partir do quarto ano, sendo esse um fundo de ganho de capital por 3 anos e, no longo prazo, um fundo de renda.

Time de Análise MZR

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