Live - Safari Capital

Gestoras

Resumo da Live realizada no Youtube de Maria Victória da XP Investimentos com Marcelo Cavalheiro e Elsom Yassuda da Safari Capital

Introdução

A Safari Capital é uma gestora totalmente focada em renda variável que foi fundada em 2015 por Marcelo Cavalheiro (gestor) e Elsom Yassuda (estrategista, análise macro), que trabalham juntos desde 2001 e eram ex-sócios da equipe de gestão da Hedging-Grinfo. Marcelo iniciou sua carreira em 1989 no Banco Francês e Brasileiro como analista de investimentos em ações, e também teve passagens pelo Banco Real, Síntese Corretora de Valores e Fator Administradora de Recursos. Elsom possui 20 anos de experiência e teve passagens pelo Banco Patente S.A., Siemens S.A. e Hedging-Grinfo.

Atualmente a casa possui aproximadamente R$1,3 bilhão de ativos sob gestão com principal foco na estratégia Long Biased (fundos abertos e previdenciários). O time é composto por 15 profissionais, dos quais 10 estão na equipe de gestão.

Comentários

Marcelo destaca que é importante realizar uma avaliação setorizada do cenário macro e um análise aprofundada das empresas, para saber o momento de diminuir a posição dos fundos e fazer stockpicking, visando o longo prazo.

Acreditam que o Brasil possui grande oportunidade no mercado de ações, mas a escolha do setor e da empresa são fatores determinantes para a boa performance.

Com relação à crise, enquanto nas anteriores, o sistema financeiro conseguiu dar conta, a principal diferença dessa provocada pela pandemia do Coronavírus é que foi necessária a declaração do estado de lockdown pelos governos, gerando o colapso da economia como um todo.

Um ponto em comum às outras crises foi o aspecto financeiro dela. A baixa visibilidade com relação ao que poderia acontecer com a atividade, levou a uma maior procura por caixa, gerando uma crise de liquidez, o que levou à uma venda generalizada de praticamente todos os ativos. Porém os bancos centrais souberam lidar bem com essa necessidade de liquidez devido à crise de 2008.

Cenário das ações

Antes da crise: estavam otimistas, com carteira muito posicionada em varejo/consumo. Tinham exposição bruta elevada, de aproximadamente 150%.

Depois da crise: procuraram montar uma carteira mais simples, reduzindo a exposição bruta para 80% Reduziram as posições em setores com mais riscos como: aéreo, locadora de veículos e algumas empresas do setor de varejo.

Acreditam que agora é o melhor momento para estar comprado. Por isso aumentaram as posições compradas em bancos, ações de varejo online (Magazine Luiza, B2W, Mercado Livre), rodovias. Ou seja, procuraram por empresas mais sólidas que não possuem capital de giro, pois estes são os setores menos afetados em uma crise como esta.

Possuem uma segurança maior com relação às empresas de e-commerce devido à mudança cultural de comportamento que a população adotou com a crise.

Time de Análise - MZR

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