O Banco Central Europeu (BCE) manteve suas taxas de juros estáveis na reunião desta quinta-feira e anunciou uma nova rodada do programa de empréstimos de longo prazo para o sistema financeiro - medida amplamente esperada pelos agentes financeiros dada a desaceleração econômica na zona do euro que tem se feito notar em uma série de indicadores.
As taxas de juros das operações principais de refinanciamento, de empréstimos e de depósitos permanecerão inalteradas em 0,00%, em 0,25% e em 0,40% negativo, respectivamente.
O Conselho do BCE também mudou sua orientação futura. A autoridade monetária espera agora que “as taxas de juros permaneçam nos níveis atuais pelo menos até o fim de 2019 e, em qualquer caso, durante o tempo necessário para assegurar a continuação da convergência sustentada da inflação para níveis abaixo, mas próximos de 2% no médio prazo”.
Segundo o comunicado da decisão, será lançada a terceira série de operações de refinanciamento de longo prazo (TLTRO, na sigla em inglês) com periodicidade trimestral, com início em setembro deste ano e término em março de 2021, cada uma com um prazo de dois anos. O BCE explica que “essas novas operações ajudarão a preservar condições favoráveis de empréstimos bancários e a transmissão suave da política monetária”.