Brasil vive a renascença do empreendedorismo, diz GA

Cartas Mensais

A gestora americana de private equity General Atlantic (GA) criou um cargo de presidente do conselho de administração no Brasil. O posto será ocupado por Pedro Parente, que comanda o conselho e a administração da empresa de alimentos BRF e já presidiu a Petrobras e a Bunge Brasil.

A atenção local da GA não é à toa: o Brasil é o hoje o mercado com maior retorno global para a gestora, sendo que responde por apenas 11% do portfólio. Em 20 anos de presença no país, investiu pouco mais de US$ 2 bilhões em 12 empresas. Foram nos últimos anos que os resultados aumentaram consideravelmente. O retorno anualizado líquido é de 27% em dólares, ou 40% em reais.

A firma americana tem se especializado, no Brasil e no mundo, em empresas disruptivas - companhias da chamada nova economia. Tem Uber, Slack, Airbnb no portfólio e vem refinando essa nova análise de métricas e precificação para descobrir grandes negócios - mesmo que alguns dos mais promissores ainda não gerem resultados.

Na definição dos executivos, a GA busca negócios que tenham grandes mercados potenciais, que resolvam grandes problemas e que tenham um modelo que, diante do ataque da concorrência, consiga se perpetuar.

Eles também destacam um ajuste na proporção dos mercados. Se há duas décadas os Estados Unidos eram destino principal de negócios, hoje 60% dos investimentos estão fora do mercado americano e, desses, 30% estão em países emergentes, como China, Brasil, México, Índia e Indonésia. "No passado recente, 80% das companhias que virariam unicórnios eram criadas no Vale do Silício, na Califórnia. Esse número hoje é menor que 20%", diz Martin Escobari, que comanda a gestora na América Latina.

Para a GA, o Brasil vive "a renascença do empreendedorismo", graças à tecnologia. "Há dez anos, os melhores e mais brilhantes no país não iam para empresas em estágio inicial ou empreendiam", diz Escobari. "São pessoas que, pela qualidade da formação, perseguiriam carreira em grandes companhias. É um tipo de revolução que está acontecendo", avalia Pedro Parente.

Outras Publicações