Call - Hashdex

Gestoras

Call entre Hashdex e MZR Consultoria

Sobre a gestora:

Fundada em meados de 2018, a Hashdex é uma gestora especializada em criptoativos. Atualmente a asset detêm um patrimônio líquido de aproximadamente R$250mi em um universo de 9 mil cotistas. Estes valores estão distribuídos entre as 3 estratégias da casa, nas quais replicam o índice criado pela companhia em parceria com a Nasdaq. O time hoje conta com 20 pessoas ao todo, entre eles o CEO e sócio fundador da Hashdex, Marcelo Sampaio. Marcelo é formado em engenharia de produção pela PUC-RJ, tem passagens pela Microsoft, Oracle e Endless. Na Oracle, foi diretor de vendas da companhia e na Endless foi Chief growth officer da companhia por 6 anos em São Francisco.

Sobre o fundo:

Os fundos da Hashdex espelham o índice criado pela companhia, denominado de Hashdex Nasdaq Crypto Index ETF. O que diferencia cada uma das três estratégias é o percentual que cada fundo irá adquirir do índice. O Hashdex Discovery, Explorer e Voyager, replicam 20, 40 e 100% do ETF, respectivamente. Nas três opções citadas, não há hedge cambial e todo o montante total que não é alocado no índice, é destinado a gestão de caixa em CDI.

Para fazer parte do índice HDAI as criptomoedas negociadas ao redor do mundo devem possuir pré-requisitos. Dentre eles estão exemplos como: possui preço flutuante, ter um volume médio diário de pelo menos US$4mi, possuir representatividade de pelo menos 0.25% no mercado, entre outros.

O HDAI é calculado trimestralmente em cima de pesos em determinadas moedas digitais. Hoje, por exemplo, as maiores posições estão em: Bitcoin (71%), Ethereum (14.4%), Ripple (3.7%), Bitcoin Cash (1.6%), Binance Coin (1.5%) e Chainlink (1.3%). Ao todo são 18 ativos que compõe o fundo, atrelados a gestão passiva via ponderação do índice.

Desde 2017, o índice HDAI apresenta histórico de retorno de 816%, volatilidade anualizada de 92% e máximo drawdown de 86.8%. De acordo com a asset, os veículos são boas opções para descorrelacionar a carteira e aumentar o índice sharpe dos portfolios. Além disto, a asset não recomenda posição, em linhas gerais, superior a 5% da carteira total.

Time de análise - MZR

Outras Publicações