Call entre a Mauá Capital e a MZR Consultoria:
Sobre a gestora:
A Mauá Capital é uma gestora de recursos independente fundada em 2005 através de um spin-off com a Gávea Investimentos. Atualmente, a gestora trabalha com 3 classes de ativo e possui aproximadamente R$6bi sob gestão. O time conta com 80 pessoas, das quais 22 são sócios. Na família de fundos líquidos, temos aproximadamente 15 pessoas ligadas a gestão, entre elas está Luiz Fernando Figueiredo, sócio fundador da casa. Além dos fundos de renda fixa, multimercado, ações e previdência, a Mauá ainda possui um braço de investimentos alternativos, formado pelo time de real estate, crédito e estruturação.
Sob o comando da estratégia macro da asset está Luiz Laudari. Ele assumiu recentemente o comando dos veículos macro, substituindo Luiz Garcia. Laudari é formado em engenharia pela USP e tem mestrado em economia pela FGV. Ele iniciou sua carreira no banco Socopa em 2007 e desde então teve passagens pelo Unibanco, banco Fibra, banco Pine até se unir ao time da Mauá em 2016.
Sobre o fundo: Mauá Macro FIM
A família de fundos macro da casa conta com aproximadamente R$2bi sob gestão. O fundo Mauá Macro possui track record desde 2003 e tenta aproveitar entre 2 e 4 grandes oportunidades no ano para montar cenários de grande convicção. Além disto, é um multimercado macro com posições em juros, cambio e bolsa com posições mais dinâmicas em um horizonte de investimento de 6 a 9 meses.
Os mercados de atuação se encontram mais restritos e se baseiam principalmente em Brasil, EUA, China e Latam(Chile, México e Colômbia). No mais, a estratégia não possui target de volatilidade definido, embora pode-se esperar uma volatilidade próxima a 7% com objetivo de retorno em CDI+5%.
A composição do portfolio se dá majoritariamente via book macro único, com 70 a 80% do risco atrelado as decisões consensuais, porém sobre comando de Laudari. Existem ainda os books satélites, onde cada gestor possui parcela menor de risco para operar de forma independente em seu mercado de atuação.
Com relação a exposição em bolsa, 80% da carteira do fundo é formada via abordagem top down. Outros 20% da composição da carteira de ações pode ser formada via stock picking em conjunto com o time de equities da gestora. Em bolsas internacionais, a abordagem se da 100% top down e sempre via ETFs.
Desde sua criação o fundo entrega retorno de 118% do CDI, apresenta volatilidade histórica de 7% com índice Sharpe de 0,14.
Time de Análise MZR