China exporta mais em março, mas importações voltam a cair

Cartas Mensais

As exportações chinesas se recuperaram mais do que o esperado em março, revertendo a acentuada queda registrada nos meses anteriores em virtude do feriado do Ano Novo Lunar. No entanto, as importações caíram pelo quarto mês seguido, refletindo o impacto da disputa comercial do país com os EUA.

De acordo com a administração alfandegária da China, as exportações cresceram 14,2% em março ante igual mês de 2018, depois de registrar uma queda de 20,8% em fevereiro - a mais forte queda em três anos. As importações recuaram 7,6% no mesmo período de comparação.

Dessa forma, o superávit comercial da China subiu para US$ 32,64 bilhões em março, ante US$ 4,12 bilhões em fevereiro.

Apesar dos sinais de melhora na balança comercial da China, analistas alertam contra o excesso de otimismo. Julian Evans-Pritchard, economista da Capital Economics, observou que a recuperação nas exportações era mais resultado da dissipação dos efeitos do feriado do Ano Novo Lunar, que provoca distorções nos indicadores de janeiro e fevereiro. Segundo ele, as exportações chinesas ainda têm de se recuperar da forte queda registrada no fim do ano passado.

Outras Publicações