Evento - Brasil Capital

Gestoras

Evento realizado em 08/05/2019

INTRODUÇÃO

A Brasil Capital, casa fundada em 2008 por ex-sócios da FAMA Investimentos e do CSHG com seed money da família Ermírio de Moraes, é uma das maiores gestoras totalmente dedicadas à Renda Variável do país.

Após passar anos recebendo recursos apenas de single e depois de multi family offices, a casa abriu a estratégia para captação nas principais plataformas abertas do mercado e hoje consegue ser acessada em algumas instituições.

Em pouco mais de 10 anos de história, a Brasil Capital já tem hoje aproximadamente R$ 2,5 bilhões sob gestão, sendo 88% de investidores locais e 12% de investidores estrangeiros. Vale a pena destacar ainda o perfil do passivo: 51% do fundo é composto por recursos de family offices, 20% por recursos de investidores institucionais e 15% capital proprietário.

A estratégia Long Only da gestora, a única da casa, tem um retorno histórico de 1.148% desde a sua criação, em 13/10/2008 (contra 136% do Ibovespa e 237,14% de IPCA + 6% no mesmo período). Em termos anualizados, a estratégia tem retorno de 27,2% a.a. contra 8,5% a.a. do Ibovespa. Segundo André Ribeiro, gestor chefe da Brasil Capital, o retorno potencial anualizado da estratégia gira em torno de 20%, considerando a performance da bolsa e do CDI no longo prazo.

COMENTÁRIOS DO GESTOR (ANDRÉ RIBEIRO)

O CIO da gestora, André Ribeiro, ressaltou que a o foco em prazos longos (pelo menos 1 ano) gera resultados positivos. Esta colocação pode ser observada nos retornos anualizados, considerando qualquer data de investimento (período mínimo de 1 ano), e estes dados mostram que: (1) um investidor que está no fundo desde o início conseguiu um retorno anualizado de 27,25 a.a., (2) no pior ponto de entrada o retorno seria de 11,9% a.a. e no melhor ponto de entrada o retorno seria de 34,1% a.a.

O processo de investimento e a estratégia do portfólio permanecem os mesmos, de forma que a carteira consiste geralmente em torno de 15 papeis, sendo que as 5 maiores posições representam até 50% do PL do fundo. Dentre essas 15 posições, boa parte é mantida em carteira por um prazo bastante longo, o que reflete em mais da metade da performance da casa ter vindo de investimentos acima de 3 anos. Isto fica evidente quando nomes como B3, Cosan, CVC, Rumo e Itaú aparecem como principais contribuintes do retorno do fundo em todas as janelas (curto prazo – 24 meses, médio prazo – 60 meses, e longo prazo – desde o início). Um detalhe importante é que a casa não entra na administração ou conselho das empresas investidas, ao contrário de outras casas conhecidas por investimentos ativistas.

Assim, das 404 ações listadas no Brasil, a Brasil Capital filtra apenas as 150 mais líquidas, das quais 100 são cobertas pelos analistas da casa e, dessas, 50 são efetivamente monitoradas. Dessas 50 saem as 15 ações que comporão o fundo e potenciais substitutos em caso de algum desinvestimento. Hoje, o fundo está com mais de 95% do seu PL alocado e menos de 5% em caixa. Historicamente o fundo tem baixo overlap com o Ibovespa (overlap médio de 18,2%).

POSICIONAMENTO ATUAL DA CARTEIRA

Divisão Setorial (Principais)

·      Utilities – 18,5%

·      Financial services – 12,2%

·      Petróleo e Energia – 11,7%

·      Varejo – 10,9%

·      Bancos – 8,1%

Principais posições

1.     Alupar (ALUP11)

2.     Itaúsa (ITSA4)

3.     CVC (CVCB3)

4.     Petrobras (PETR4)

5.     Cosan (CSAN3)

6.     Rumo (RAIL3)

7.     B3 (B3SA3)

8.     Aliansce (ALSC3)

9.     Equatorial (EQTL3)

10.   Energisa (ENGI11)

Time de Análise - MZR

Outras Publicações