“O Mundo à Venda”, escrito por Javier Blas e Jack Farchy, narra a história por trás da indústria de trading de commodities físicas, buscando elucidar não apenas o papel crucial das empresas e dos Traders na cadeia produtiva ao longo do último século, mas também seus métodos amorais, implacáveis e — muitas vezes — corruptos, que pautaram suas estratégias de negócios por décadas.
Blas e Farchy, ambos jornalistas renomados pela cobertura de temas relacionados à energia e commodities, constroem um enredo possível apenas graças a uma coletânea de mais de vinte anos de pesquisa, viagens, reportagens e experiências profissionais. Assim, não apenas oferecem uma visão detalhada sobre um mundo de negócios que permaneceu por décadas na obscuridade do setor financeiro, como também trazem relatos verídicos de personagens e agentes diretamente envolvidos nas histórias narradas.
Capítulo a capítulo, as histórias entregam ao leitor uma sensação de filme de ação — não apenas fascinantes em sua essência, mas capazes de despertar interesse e curiosidade pelos temas abordados, especialmente pela extrema riqueza gerada aos envolvidos nos negócios. Entre as tramas exploradas, estão capítulos que descrevem como “aventureiros” fecharam negócios bilionários com países do Terceiro Mundo durante a segunda metade do século XX, além de estratégias utilizadas por traders para burlar embargos e continuar fornecendo commodities a países como Irã e África do Sul em pleno Apartheid.
Ao final da obra, o leitor compreende o verdadeiro impacto que esses agentes tiveram na economia global ao longo do último século, assimilando tanto as duras críticas que lhes foram dirigidas quanto os avanços em transparência e governança conquistados na última década. Ainda assim, torna-se evidente o papel fundamental desempenhado por esses Traders — muito além de simplesmente comprar e vender matérias-primas.
"O mundo está mudando, mas os recursos naturais ainda precisam ser comprados e vendidos. E as commodities ainda são um caminho infalível para o dinheiro e o poder."